O que é SASSMAQ?

O SASSMAQ garante um certificado de boas práticas

às 17:09:24 por
Lançado pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM) o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) possibilita a avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química.
 
O sistema é aplicado ao serviço de logística para produtos químicos e objetiva aperfeiçoar o processo de avaliação destas empresas de forma que atendam aos padrões técnicos desejados pela indústria química, de forma a reduzir ao mínimo os riscos provenientes nas operações de transporte e distribuição.
 
As empresas químicas precisam ter garantias de que as operações de transporte de carga são conduzidas de maneira segura e eficaz em todos os aspectos, além de zelar pelas pessoas e meio ambiente.
 
De acordo com a Abiquim:
 
"O SASSMAQ garante um certificado de boas práticas, no qual pré-requisitos definidos pela indústria e pelo mercado vão resultar em um relatório factual detalhado, representando a situação da empresa certificada naquele momento. Uma única avaliação substitui a variedade de inspeções a que os prestadores de serviços de logística são tradicionalmente submetidos, sem tornar redundante o diálogo entre eles e as empresas químicas."
  
 
PARA QUE SERVE O SASSMAQ?
 
O SASSMAQ é um conjunto de boas práticas com o objetivo de reduzir, de forma progressiva, os riscos nas operações de transporte e distribuição.

É um programa baseado no programa ICE (Intervention inChemical Transport Emergencies), voltado à melhoria do desempenho em segurança no transporte, armazenagem e manuseio de produtos químicos, do Cefic – Conselho Europeu das Federações das Indústrias Químicas.
 
Principais benefícios:
 
  • Comprovar a capacidade de transportar produtos químicos com segurança;
  • Diminuir o absenteísmo devido aos cuidados com os motoristas;
  • Valorizar a imagem da empresa por estar adequada às exigências legais;
  • Adotar um sistema de gestão focado na melhoria contínua e redução de custos;
  • Reduzir o número de acidentes, infrações e penalizações;
  • Estar qualificada a prestar serviços a indústria química no geral.