Trânsito de caminhões começa a ser liberado na BR-163/PA

Cerca de 180 km de estrada ficaram com o tráfego prejudicado em razão das fortes chuvas e da falta de pavimentação.

às 10:13:06 por

A BR-163 no trecho entre o município de Novo Progresso e o distrito de Moraes de Almeida, em Itaituba, no Pará, começou a ser liberada. Primeiramente, puderam seguir viagem os caminhões vazios que retornavam do Porto de Miritituba. Mais de 1.200 veículos já passaram pelo trecho, segundo o Ministério da Infraestrutura. Ainda nesta quinta-feira (7), os veículos carregados deverão ser liberados para seguirem viagem em direção ao Porto.

Cerca de 180 km de estrada ficaram com o tráfego prejudicado em razão das fortes chuvas e da falta de pavimentação. Aproximadamente 3.500 caminhões chegaram a ficar parados devido ao problema, durante o feriado de Carnaval. O Exército Brasileiro ofereceu assistência aos caminhoneiros.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, foi ao Pará, nessa quarta-feira (6), para vistoriar os pontos críticos ainda não pavimentados da BR-163. O Ministério anunciou que, durante o inverno amazônico - período que vai de dezembro a maio, quando as chuvas são mais intensas na região Norte -, o trânsito ocorrerá alternadamente em sentido único.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) receberá reforços de policiais e veículos para auxiliar no controle de tráfego.

Ainda segundo Tarcísio Gomes de Freitas, a rodovia é prioridade do Ministério em 2019, porque boa parte da produção de grãos do Mato Grosso sobe por ali até o Porto de Miritituba, no Pará. “Por enquanto, não temos condições climáticas para trabalhar no trecho por conta do período de inverno amazônico. Por isso, estamos resolvendo os pontos críticos, inclusive oferecendo apoio para os caminhoneiros”, disse Freitas.

Com informações do Ministério da Infraestrutura.

​Fonte: Agência CNT de Notícias