Ministro diz que asfaltamento da BR-319 começa em 2020

Segundo ele, os técnicos do ministério trabalham no projeto de adequação para que seja dado início ao processo de licitação

às 10:40:14 por

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse nesta terça-feira, dia 25, na Comissão de Infraestrutura do Senado, que as obras de asfaltamento do chamado trecho do meio da BR-319 (entre os quilômetros 177 a 655), que liga as cidades de Manaus (AM) e Porto Velho (RO), começarão no próximo ano.

Ele anunciou que vai aproveitar o recesso no Congresso, na segunda semanada de julho, para visitar a estrada junto com os parlamentares e funcionários do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Tarcísio Freitas afirmou ser totalmente favorável à Medida Provisória, em elaboração na Casa Civil, que vai flexibilizar o licenciamento ambiental. Além do estudo de impacto para o asfaltamento da rodovia.

“Somos totalmente favoráveis à MP. Acho que é preciso ter clareza naquilo que já está previsto nas faixas de domínio para que a gente possa ter um licenciamento mais célere (…). Da nossa parte, no entendimento com o Meio Ambiente, vamos nos esforçar para que o presidente possa fazer esse anúncio em julho”, disse o ministro.

Segundo ele, os técnicos do ministério trabalham no projeto de adequação para que seja dado início ao processo de licitação. Dessa forma, no próximo mês, ele avisou que começam as obras nos 57 quilômetros de tupã e igarapé açu.

O ministro também elogiou a bancada do Amazonas que contribuiu com recursos para a manutenção da estrada.

“Não tem faltado recurso. Retomamos a manutenção da BR-307”, disse ele. Referindo-se também ao trecho da estrada que liga o município de São Gabriel da Cachoeira a Camanaus. “A situação era de isolamento. No entanto, conseguimos colocar o Exército para fazer a manutenção”, completou.

Fonte: Brasil Norte Comunicação