LinkedIn aponta que profissão de motorista está em alta

A demanda anual por essa função aumentou, em média, 68% nos últimos cinco anos

às 09:56:42 por

A profissão de motorista é uma das mais promissoras do Brasil para o ano de 2020, segundo um estudo do LinkedIn, considerada a maior rede profissional do mundo (com mais de 500 milhões de usuários). O trabalho aparece na décima colocação no estudo que pontua as 15 profissões emergentes (atividades que estão em crescimento) para este ano no país. O levantamento é feito com base em informações da rede social.

Entre os fatores que explicam o crescimento na demanda por motoristas, está o aquecimento do mercado de entregas em domicílio e de logística, além do transporte de passageiros por aplicativo, pontua a empresa. Segundo o estudo, a demanda anual por essa função aumentou, em média, 68% nos últimos cinco anos.

Os segmentos que mais devem demandar motoristas neste ano são os de internet e aplicativos, transportes terrestres e ferroviários e de serviços e facilidades ao cliente.

Conhecimentos necessários
Para estar bem posicionado no trabalho de motorista, saber dirigir não é tudo. Outras habilidades também estão sendo exigidas, como técnicas de negociação e atendimento ao cliente.

“É útil que saiba usar técnicas de negociação e atendimento ao cliente e ferramentas básicas de tecnologia, como o Pacote Office”, diz o relatório do LinkedIn.

Muitas desses requisitos podem ser encontrados em cursos do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), que é referência nacional para cursos no setor de transporte.